quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

O Estrangeiro faz-se sedutor

Todos os dias cresce a vontade de fuga.

A vontade de fuga da cidade, do país, do mundo e por ventura, talvez, do universo.
Esta sociedade deprimente foi criticada e assobiada ao longo dos tempos, em poésia rude ou gentil, em prosa áspera e crua, em falas mansas e sofisticadas. De que vale mais uma?
A vontade.

Das pessoas, tudo é irritante. Os seus jeitos, as suas conversas, os seus hábitos, ou seus maldizeres, as suas insignificâncias, as suas manias de grandeza, as suas pseudo-intelectualidades, as suas hipocrisias constantes, os seus tiques rudes e parolos, os seus estrangeirismos inúteis, as suas batalhas mentais, as suas declarações de ódio desmesurado, as suas falsidades constantes e o seu ritual de lambe cus, as suas palavras interesseiras, o seu sentido de humor inapropriado, a sua generosidade oportuna e por fim, até a sua tentativa patética e fracassada de ter algo a que chamam de vida.

A emigração parece uma tentativa sedutora. O sair daqui, fugir desta pobre comunidade que se fecha em si mesma enquanto se julga o supra-sumo das comunidades, o fazer as malas, o dizer adeus, o entrar no avião, o partir técnico, a passagem da fronteira, o chegar ao outro lado, o sair em tom prático, o sorrir, o dizer olá e a esperança infindável de que a partida sonhada e idealizada à junção da sua chegada ambicionada não sejam um total desperdício de tempo, desperdício de vida e de que não se conclua que lá fora é igual a cá dentro.

Porque nesse momento nascerá a triste pergunta: será que também somos o que odiamos ver?

Talvez.
Mas preferimos não saber.

1 comentário:

  1. Estou apenas de passagem, depois de ter descoberto este fantástico blog (e vídeos hilariantes do youtube) mas não quero ir embora sem deixar-te um "parabéns". Também adoro cinema (cinema de animação, em particular) e fiquei fascinado com as tuas palavras e problemas. Continua a escrever tão bem e espero que tenhas muito sucesso. ;)

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)